Free Image Hosting
restaurante1_728x90.gif

Familia Barbapapa

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010




Barbapapa é o nome de uma uma família de personagens criados em Paris pela arquiteta francesa Annete Tison e pelo professor americano Talus Taylor no início dos anos 1970. Segundo a autora, o termo "Barbapapa" é inspirado no francês para "algodão doce". Barbapapa o personagem original, apareceu inicialmente no livro de mesmo nome. É um ser basicamente em forma de "joão-bobo" cor-de-rosa, mas capaz de moldar-se à forma dos mais variados objetos. Mais tarde, juntou-se a ele Barbamama e mais sete filhotes, cada qual dotado de uma cor e de uma habilidade específica, geralmente explicitada em seus nomes, sempre iniciados com "barba-", assim formando a família Barbapapa.

Os personagens deram origem a uma longa seqüência de livros infantis, onde os barbapapas exploram suas habilidades pessoais e polimórficas para resolverem problemas e ajudarem as pessoas.
No Brasil ficaram mais conhecidos pela série de animação com episódios curtos, exibida pela TV Globo no final dos anos 1970, embora muitos livros de atividades e até um disco com suas músicas tenham sido lançados no país com razoável sucesso.

A série de TV, uma co-produção da Holanda e Japão, de 1973, chegou a 45 episódios, exibidos em vários países. Em 1999, os barbapapas voltam à TV com a série "Barbapapa autour du monde", na qual a família viaja pelos mais variados cenários do mundo.

Característica dos personagens

* Barbapapa: É o pai da família. Tem a cor rosa.
* Barbamama: A mãe da família. Tem a cor preta e sempre ostenta flores na cabeça, como todas as "garotas" da família.
* Barbabela: A mais vaidosa, sempre preocupada com a aparência. Tem a cor lilás.
* Barbaclic: Extremamente curioso, gosta de ciências. É azul.
* Barbacuca: É estudiosa e gosta de livro. Tem a cor laranja.
* Barbalala: Gosta de música. Tem a cor verde.
* Barbaploc: É o esportista da família e gosta de bancar o detetive. Tem a cor vermelha.
* Barbatinta: Gosta de pintura. É preto e o único barbapapa com pêlos.
* Barbazoo: É o amigo dos animais e plantas. Tem a cor amarela.


Lembrou?

Bjks,
Ly Lauper

Seguidores